06Notícias

Por que choram os cães?

Embora o ser humano chore quando está triste ou quando sente dor, isso não significa que os cães chorem pelos mesmos motivos. Tal como ladrar, o...

Sabia que os cães também podem sofrer de TOC: Conheça quatro sinais

Alguns comportamentos dos animais de estimação podem ter origem emocional. O desenvolvimento de manias e comportamentos obsessivos pode estar...

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da...

Não deixe que o seu animal seja a casa de parasitas

Os animais são membros muito queridos nas nossas famílias. Por norma, mantemo-los sãos e protegidos dos riscos que podemos ver mas o que sucede com...

Cuidados no outono

É oficial, chegou o Outono. Embora o tempo mais fresco seja bem-vindo para alguns, os tutores devem ficar atentos aos cuidados com os seus animais,...

Por que choram os cães?

Embora o ser humano chore quando está triste ou quando sente dor, isso não significa que os cães chorem pelos mesmos motivos.

Tal como ladrar, o choro dos cães é uma maneira de comunicação utilizado entre os animais.

Os cães dispõem verdadeiramente de uma grande capacidade de associação. Assim, se seu cão chora com muita frequência, é possível que ele esteja a relacionar o facto de chorar como uma forma de conseguir uma resposta sua às suas necessidades, ou de receber carinhos, e por isso continua a exibir este comportamento para chamar a atenção.

Estas são as 5 principais razões por que os cães choram:

1 - Sentem dor ou mal-estar
Se um cão não se sente bem, pode transmiti-lo através do choro e de gemidos. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário, ainda mais se perceber que o animal está abatido.

2 - Sentir falta da sua família
Os cães recém-nascidos são muito emotivos. E um dos principais motivos é que simplesmente desejam ficar sempre à beira da família. Quando um filhote nasce, ocorre um processo chamado ‘imprinting’ que obriga os tratadores a deixá-lo permanecer os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos para que o animal adquira a habilidade da socialização.
Como tal, é possível que um cão bebé passe toda a noite a chorar.

3 - Sentem medo
Existem muitas coisas que podem despertar o medo nos cães. Por exemplo, mudar de casa, os barulhos do exterior, deixá-lo nas férias noutro lugar, o veterinário ou ficar sozinho.
Normalmente, isso passa, à medida que o cão se apercebe que está num processo de integração ou quando o dono regressa para o ir buscar.

4 - Sentem fome
Cada cão tem a sua forma de comunicar com os humanos. Por exemplo, quando sentem fome, muitos optam por ir ao comedouro e mexer no objeto com a pata para fazer barulho e transmitir aos donos a ideia de que sentem fome ou sede.
Por outro lado, outros optam por chorar. Embora, geralmente, chorem perto do local onde costumam ser alimentados.

5 - Para atingir os seus objetivos
Como dissemos no inicio, os cães recorrem a associações. Se desde pequeno que acalma o choro do seu patudo com brincadeiras e carinhos, o animal sabe disso, e, agora, recorre à mesma técnica para chamar a atenção.

Para finalizar, não esqueça que ninguém melhor do que você conhece o seu cão, a ponto de conseguir diferenciar as causas que estão por trás do seu choro.

 

Planeta Animal - Cuidamos e Protegemos.